Neste sábado, 08, tivemos uma programação especial no último dia do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação! Se liga aqui para ficar por dentro do que rolou!
Às 16h, no Auditório Frei Caneca, aconteceu o II Encontro Latino-Americano de Cátedras e Observatórios de Comunicação, Informação, Cultura e Desenvolvimento Social, coordenado por Sônia Jaconi (INTERCOM), Nair Prata (Ufop/INTERCOM) e Rodrigo Gabrioti (Athon/INTERCOM).
A palestra de abertura “Resgatar o pensamento de Paulo Freire para os estudos e as práticas da Comunicação” ministrada pela pesquisadora Margarida M. Krohling Kunsch (USP).
Após a palestra, aconteceu a mesa “O monitoramento dos Observatórios sobre Liberdade e Cidadania na mídia latino-americana”, com a mediação de Eliane Mergulhão (Unip). Entre os debatedores estavam Ana Javes Luz (Observatório da Comunicação Pública – UFRGS), Gissela Dávila (Ciespal), Marciano Venté (Ormic – Colômbia) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Obitel-USP).
A mesa seguinte trouxe como temática a “Comunicação, Liberdade e Cidadania: as Cátedras Latino-americanas como espaço de reflexão”. A mediação foi de Sônia Jaconi (INTERCOM) e contou com a participação de Tânia Hoff (Cátedra ESPM Maria Aparecida Baccega), Manuel Alexandre Guerrero (Cátedra Comunicación y Sociedad – México) e Adalid Contreras Baspineiro (Cátedra Patria Grande Comunicación para la Integración).
No Auditório Anna Paes, Rafael do Nascimento Grohmann foi o ganhador do Prêmio Liderança Emergente. “O que é ser uma liderança emergente em um país com um governo que corta as verbas na pesquisa e com estudantes cansados com tantos amigos doentes, pela crise, pela pandemia? A pesquisa de comunicação é um esporte de combate. Precisamos ir além da sobrevivência. Agora a gente precisa ir além. As outras áreas precisam nos ler e nos respeitar”, falou, emocionado, Rafael.

Luiz Artur Ferraretto foi reconhecido com o Prêmio Luiz Beltrão de Maturidade Acadêmica. “Agradeço esta que é a principal honraria de minha carreira como pesquisador, nesse momento em que vivemos uma das maiores crises sanitárias da história, que vivemos com a perda de 600 mil vidas por conta de um governo negacionista. Nesse momento em que em nosso país o Estado Democrático de Direito sofre ameaças, quero reverenciar a pesquisa, a liberdade de expressão, o jornalismo e a comunicação”, manifesta. “Dedico o prêmio à minha companheira Elisa Koplin. Porque ninguém vive sem afetos. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro. Eu acredito na ciência, a comunicação é uma ciência, a história é uma ciência. Pandemia se combate com conhecimento. Viva a democracia. Fé na vida, fé na humanidade. Viva Paulo Freire!”, finaliza o ganhador.

A professora Aline Grego, do Mestrado em Indústrias Criativas e curso de Jornalismo da Unicap, recebeu o Prêmio José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica. “Estou emocionada. Um enorme sentimento de gratidão. Quero agradecer o carinho e afeto. Me sinto muito lisonjeada. Esse é um prêmio que precisa ser dividido com outras pessoas”, relata.

Tá pertinho do fim, mas foram momentos marcantes. Confira, já já, a Festa de Premiação Expocom e a Cerimônia de Encerramento. Aproveite para prestigiar e se despedir. 2022 tá próximo! Sigamos!
intercom2021 #intercom #comunicação #pesquisa #jornalismo #publicidade #fotografia #paulofreire