O segundo dia do Congresso do 44º Congresso Brasileiro de Comunicação, trouxe a mesa “Comunicação e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire” na manhã desta terça-feira, 05, como ponto alto.

Parte da programação do 44º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação foi realizado no Auditório Frei Caneca sob coordenação da professora Nair Prata (UFOP/INTERCOM), com a mediação de Juçara Brittes (UFOP) e os professores convidados Andrea Trigueiro (Unicap), Cecilia Peruzzo (UERJ), Ismar Soares (USP) e Venício Lima (UnB).


A professora Andrea Trigueiro abriu a sua fala ressaltando a importância da educomunicaçãocomo prática libertadora que tem Freire como base teórica e prática: “A educomunicação faz com que cada indivíduo tenha uma forma de aprendizagem, no seu tempo. Paulo Freire é um meio de combate à desinformação, caminho de libertação e inclusão. Andrea apresentou duas experiências freireanas que desenvolveu com alunos de Jornalismo. Em um deles, o podcast Ganhando Asas, formado por jovens estudantes com Down, revelou a importância da fala e da representatividade como meio de promover a inclusão, na produção de mídias sonoras, como o podcast. Assim, segundo ela, se amplificam as vozes dessas pessoas.


A pesquisadora Cicília Peruzzo enfatizou que “Toda razão da comunicação popular é a transformação social. A finalidade é mudar a realidade. É incentivar a participação política das pessoas e mudar a estrutura política da sociedade”. O professor Ismar de Oliveira Soares fez um resgate histórico e trouxe Paulo Freire tratando da importância na educação, ao longo dos anos. “É certo que a tomada de consciência e o comprometimento com a humanização do próprio homem ocorrem, em Freire, por intermédio da Educação”, afirmou.


O professor Venício Lima fechou a rodada de apresentações trazendo a obre de Paulo Freire, de quem foi contemporâneo e amigo, para o campo da Comunicação de forma mais ampla.

Ainda pela manhã, a sessão 4 do Intercom Júnior coordenado pelos professores Dario Brito (UNICAP) e Vinicius Ferreira (UFRJ) teve a participação da debatedora Geisa Cavalcanti (UFPE) com a temática “Cultura de Fãs”.


O professor Vinicius ressaltou que ficou “Muito feliz com as apresentações. Todas respeitando religiosamente o tempo de apresentação. Estamos aqui para contribuir no trabalho de vocês (estudantes e graduados). O nosso papel é o de incentivar nesse espaço de diálogo. O Intercom Júnior está cada vez mais maduro”.


A programação segue agora de tarde.
A gente se encontra!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *