No ano de seu centenário, a resistência e a educação para a liberdade são mais atuais e necessárias do que nunca

O 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação já está quase chegando e a gente quer saber: você já parou para pensar no que vamos debater durante estes dias?

Pois vamos lá!

Em homenagem ao centenário do educador pernambucano Paulo Freire, toda a programação do Intercom 2021 será pautada pelo tema: “Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania”.

Por toda sua obra, como no livro “Educação como prática da liberdade”, Paulo Freire aponta caminhos para que haja uma resistência à massificação cultural a partir do fortalecimento da participação ativa cidadã no “agir educativo”. Este livro tem mais de 50 anos, mas a atualidade de Paulo Freire faz dele uma obra de grande importância para nosso contexto atual.

O legado de Paulo Freire está pautado em uma educação para a liberdade dentro e fora dos espaços formais de educação. De tão importante, sua obra está presente em diversas partes do mundo. Existem centros de pesquisa com seu nome na Finlândia, África do Sul, Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

Freire recebeu 48 títulos de doutor honoris causa e outras honrarias prestados por universidades e outras organizações brasileiras e estrangeiras. Sua obra “Pedagogia do oprimido” é a terceira mais citada em trabalhos de Ciências Humanas no mundo, segundo estudo de Elliott Green feito no Google Scholar em 2016.

As ideias do Patrono da Educação Brasileira e sua pedagogia libertadora são inspiradoras para experiências que transformam a realidade das pessoas a partir da autonomia e do protagonismo dos sujeitos. Na década de 60, Freire já propunha um olhar crítico sobre a realidade para poder transformá-la. Apresentou o diálogo amoroso e uma educação corajosa.

Diante das enormes contradições nesse tempo difícil em que estamos vivendo, a temática Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania propaga os ideais de Paulo Freire, sua obra e seu pensamento, que nos ajudam a refletir sobre como quebrar um ciclo político e ideológico extremista que ameaça os direitos e liberdades individuais a partir da educação e da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *