A manhã do terceiro dia do 44º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação teve a “Publicidade entre a Cidadania e o Controle” como tema da mesa que aconteceu no Auditório Frei Caneca. Mediado pela professora Sonia Virginia Moreira (UERJ), os debatedores Fernando Fontanella (Unicap), Ismar Capistrano (UFC), Izabela Domingues (UFPE-Agreste) e Rogério Luiz Covaleski (UFPE) trouxeram diferentes abordagens sobre o tema.

“Quando a gente pensa em consumo com as mídias digitais, temos que estudar a gestão e experiência dos clientes que usam pelas mídias digitais. A relação, hoje, dos consumidores com as mídias digitais se dá em uma metodologia inbound que vai atrair, convencer, fechar e encantar, dando aos algoritmos os sinais de quem somos”, ressaltou a professora Izabela Domingues (UFPE).

O professor de publicidade da Unicap, Fernando Fontanella, afirmou que “a publicidade está no centro desse processo, do sistema de monitoramento. O tempo todo esses sistemas estão dialogando com o monitoramento e o poder”. Ismar Capistrano acrescentou que “para exercer cidadania precisamos ser vistos e ouvidos, participar do debate das construções de ideais, e para isso é importante que tenhamos o direito às informações ́ ́. A mediadora da mesa, Sonia Virginia concluiu considerando “muito interessante a questão das tendências de automações crescentes que vai demandar novos conhecimentos e novas formas de trabalhos”.
Ainda na manhã desta quarta, dia 06, aconteceram as apresentações de artigos nos grupos de Pesquisa. O tema “Estética, Políticas do Corpo e Gênero” teve a coordenação dos professores Renata Pitombo(UFRB) e Jorge Cardoso Filho (UFRB/UFBA).
Renata Pitombo ressaltou que “A pandemia funciona como elemento social e de pensar e repensar as relações nesse percurso e na dimensão ativista. A internet trouxe novas formas de expressões com os corpos. A voz está no corpo”, concluiu.
Já entre as temáticas discutidas na programação do Intercom Júnior, as “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”, sob a coordenação de Diego Wander da Silva (PUCRS e UFRGS) e Caroline Delevati Colpo (UFPB), contou com a participação da debatedora Daniella Alves de Melo (UFPB). Segundo ela, “as empresas contribuem no combate à desinformação. É um conteúdo fundamental para a ampliação de espaços educativos. É onde discutimos pesquisas, mas também, os bastidores dessas investigações ́ ́, afirmou Diego Wander da Silva, um dos debatedores.
A programação segue durante todo o dia!!