UNICAP realiza INTERCOM 2021
Atenção pesquisadores e pesquisadoras de Comunicação. Sejam bem-vindos e bem-vindas ao site do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021). Como já foi previamente anunciado, o congresso será realizado este ano entre os dias 4 e 9 de outubro em formato virtual e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) será a instituição que vai receber e ficar responsável por esta edição do evento. O congresso vai acontecer pela segunda vez no formato virtual em função da pandemia de Covid-19.
A edição remota do congresso traz a mesma programação já tradicional das edições presenciais como Intercom Junior, Expocom, Publicom, oficinas e minicursos, encontros dos grupos de pesquisa, além de palestras, mesas de debate e outras atividades.
A realização virtual do congresso nacional em 2021 tem o intuito de manter a contribuição da Intercom para a constituição do campo científico na área de Ciências Sociais Aplicadas, em interface com diversos campos do conhecimento, inclusive pela natureza interdisciplinar inscrita em seus princípios constitutivos.
A escolha da Universidade Católica de Pernambuco acontece dez anos depois que a instituição recebeu o congresso pela última vez. Mais importante, o ano de 2021 marca o aniversário de seis décadas do curso de Jornalismo, o mais antigo das regiões Norte e Nordeste. O curso foi fundado pelo professor Luiz Beltrão que iniciou a pesquisa em comunicação no Brasil ao criar o Icinform (Instituto de Ciências da Informação), em 1963, e a primeira revista científica brasileira da área, a Comunicação & Problemas, em 1965.
Além do curso de Jornalismo, a Escola de Comunicação da instituição engloba os cursos de Fotografia, Jogos Digitais e Publicidade e Propaganda.
Além da graduação, a UNICAP oferece cursos de especialização, mestrados, doutorados e MBAs. A Escola de Comunicação oferece as especializações em Jornalismo Independente, As Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, Design de Jogos e Estudos Cinematográficos, além dos MBAs de Cultura Visual na América Latina e Marketing Digital e o mestrado em Indústrias Criativas.
TEMA – Ao longo de seus 44 anos, os congressos da Intercom sempre evidenciaram pautas sociais relevantes de cada momento e em 2021, diante o acirramento das desigualdades sociais, do recrudescimento da violência contra jornalistas e outros comunicadores, das ameaças de censura à universidade e da negação da ciência, em especial, da ciência da saúde, no meio de uma pandemia, a palavra que se impõe é resistência.
Resistir ao obscurantismo que paira sobre parte do Brasil ganha relevo fundamental para o campo acadêmico da Comunicação, para as pesquisas na área e para as instituições do campo profissional. O esclarecimento científico e a contextualização dos fatos, em contraponto às fake news, à desinformação e às distorções conceituais, tornam-se práticas de liberdade para o reconhecimento das conquistas de cidadania que são ameaçadas pelas frestas do autoritarismo.
Diante das enormes contradições nesse tempo difícil para os brasileiros, a Intercom considera que a temática Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania, ao remeter à Paulo Freire, justamente no ano do seu centenário de nascimento, ajuda a pensar em como quebrar um ciclo reacionário político e ideológico extremista que ameaça um ideário civilizatório de reconhecimento de direitos e liberdade ao qual não cabe retrocessos.
No ano em que se comemora 100 anos de seu nascimento (1921-2021), contam-se os seus 48 títulos de doutor honoris causa e outras honrarias prestados por universidades e outras organizações e brasileiras e estrangeiras, além de se recordar que sua obra “Pedagogia do oprimido” é a terceira mais citada em trabalhos de Ciências Humanas no mundo, segundo estudo de Elliott Green feito no Google Scholar em 2016 (Instituto Paulo Freire).
A proposta do Congresso Intercom no ano de 2021 é convidar os setores científicos, acadêmicos e do exercício profissional nas instituições midiáticas do campo da Comunicação a resistir e contribuir na defesa da liberdade acadêmica, da liberdade de imprensa e da liberdade para construir uma sociedade que respeite plenamente os direitos constitucionais. Nas palavras de Hanna Arendt ao refletir sobre a banalidade do mal, “vivemos tempos sombrios, quando as piores pessoas perderam o medo e as melhores perderam a esperança”. Concepções patriarcais, racistas, fascistas e ditatoriais cabem apenas no túmulo no passado. O processo civilizatório não admite retrocessos, quando ocorrem são temporários.
Universidade Católica de Pernambuco
R. do Príncipe, 526
Boa Vista, Recife – PE
50050-900
informações
- Email : secretaria@intercom.org.br
- Telefones: (11) 2574-8477 / 3596-4747
- IMPORTANTE: devido à pandemia de covid-19, o atendimento telefônico está suspenso por tempo indeterminado. A Secretaria da Intercom está atendendo apenas por e-mail.
Inscrições
Não deixe para última hora.
Verifique qual é a sua categoria e garanta agora a sua participação no congresso.